2015/03/21

Direção defensiva

Direção defensiva

Estar à frente de uma empresa, ou na liderança de um grupo, é como estar atrás de um volante, requer de nós, muito cuidado
Estar à frente de uma empresa, ou na liderança de um grupo, é como estar atrás de um volante, requer de nós, muito cuidado, dedicação, atenção e principalmente responsabilidade, pois essa posição, muitas vezes nos faz colocar em risco não só a nossa vida, mas a vida das pessoas que nos acompanham, das pessoas que vem em nossa direção, das pessoas que estão à nossa frente e também das pessoas que estão atrás de nós.
Todos se encontram em total movimento, cada um, caminhado rumo ao seu objetivo e é claro que nesta caminhada, colisões e demais acidentes muitas vezes são inevitáveis, infelizmente algumas vezes, somos apenas vitimas de alguém que desprezou a direção defensiva, que nada mais é que dirigir para você e para os demais motoristas.
Ao comparar a nossa vida profissional com um carro, onde nós somos os motoristas, podemos facilmente compreender como liderar, dirigir, é algo extremamente importante e que exige de nós muito esforço.
Depois de certificar a real condição do veículo, que providências um motorista deve tomar antes de assumir a direção de um carro?
1. Tirar a carteira de habilitação: Para alguns a carteira de habilitação é algo extremamente desnecessário, já que o importante mesmo é saber dirigir, e isso já foi aprendido com alguns amigos. Então, autoescola com suas aulas práticas e teóricas, é algo totalmente desnecessário, pois exige investimento financeiro e também tempo. No entanto, precisamos lembrar que alguém que é flagrado dirigindo sem está habilitado pode sofrer sérias consequências, além é claro do risco de se envolver em determinados acidentes, os quais podem mudar completamente o rumo da sua história. Claro que acidentes são inevitáveis, no entanto quando se está habilitado, as coisas são vistas por outro ângulo.
Um bom líder precisa estar habilitado para liderar, precisa ser capacitado e treinado para assumir determinada posição. Os liderados precisam se certificar que estão sob a direção de alguém devidamente preparado.
2. Usar o cinto de segurança: Quando entramos em um veículo é de suma importância que tanto o motorista, quanto os passageiros, coloquem o cinto de segurança, ao entrar em um carro, estamos sujeitos a imprevistos, como tempestades, problemas mecânicos, colisões, então é bom que estejamos preparados para situações como estas. A falta de um cinto de segurança pode ser fatal. Todo líder deve estar preparado para determinadas dificuldades, afinal de contas, nem sempre as coisas saem de acordo o planejado, imprevistos sempre acontecem.
3. Nada de distrações: Estar atrás do volante nos exige uma atenção redobrada, precisamos ficar ligados sempre no que está à nossa frente. Companheiros de viagens são altamente tendenciosos a nos distrair, uma música alta, altos papos, pode até parecer inofensivo, porém pode tirar totalmente o nosso foco. No entanto é preciso compreender a diferença, a prioridade e a responsabilidade entre um motorista e um passageiro.
Um líder deve sempre saber qual é a sua posição, não pode deixar-se ser distraído. Foco sempre.
4. Esteja atento ao retrovisor: Muitas Pessoas não compreendem a importância de um retrovisor, numa viagem segura, o olhar para frente, é tão importante quanto olhar para trás. O retrovisor nos dá a oportunidade de ver o que está atrás de nós. De onde viemos, o caminho percorrido até aqui, o que deixamos para trás e principalmente nos livrar de situações perigosas. Quando estamos no comando de um volante, devemos dirigir tanto para nós como para os outros. Através do retrovisor temos a chance de olhar quem está atrás de nós, qual o passo o mesmo pretende dar.
Temos a oportunidade de nos proteger de possíveis colisões. Não esquecendo de que muitas vezes encontramos buracos e obstáculos na pista, dos quais somos obrigados a desviar. Através do retrovisor podemos fazer isso de maneira segura, sem correr o risco de sermos atingidos pelo carro que está atrás de nós. Afinal de contas, muitos de nós temos como foco, o mesmo destino e por conta disso, não estamos livres das ultrapassagens perigosas.
Então numa viagem olhar para trás é tão importante como olhar para frente, principalmente quando sabemos o que deixamos lá. Nós diariamente através das nossas atitudes construímos ao mesmo tempo o nosso futuro e passado, sendo assim é importante ficarmos atentos ao que estamos deixando para trás. Afinal de contas, não queremos ser surpreendidos e ou atingidos pelo nosso passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário