2015/03/21

PLANEJAMENTO, IMPOSSÍVEL VIVER SEM!

PLANEJAMENTO, IMPOSSÍVEL VIVER SEM!


"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. Lucas 14:28-30

O planejamento deve estar presente em quase todas as nossas ações, pois ele orienta e define as prioridades das atividades a serem realizadas. Gosto de pensar no quanto Deus é organizado e em como sempre age com planejamento. A Bíblia está repleta de textos que mostram isso. Tudo o que Deus faz tem começo, meio e fim. Tem objetivos e estratégias. Como seus filhos, devemos buscar desenvolver essa característica em todas as áreas de nossa vida, inclusive nas atividades docentes.

Na esfera escolar, o ato de planejar reflete o compromisso da escola com a meta estabelecida. Desde a liderança da escola até o corpo docente o planejamento é uma necessidade prática. Planejamento é uma palavra que significa o ato ou o efeito de planejar, criar um plano para otimizar o alcance de um determinado objetivo . Ele é importante, pois facilita a tomada de decisões e execução das tarefas, e posteriormente, na avaliação revela se o caminho escolhido foi acertado ou não. O profissional que faz uso do planejamento demonstra interesse em prever e em organizar ações que o conduzirão ao resultado esperado.

Libâneo diz¹: “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.” Uma aula bem planejada tem um percentual maior de chance de ser bem executada e dar contentamento aos envolvidos no contexto, professor e aluno.  O inverso também é verdadeiro, a falta do planejamento é a maior causa de aulas monótonas e desorganizadas, deixando os professores claramente despreparados diante da classe e levando os alunos ao desinteresse pelo conteúdo. Identificar o saber prévio dos alunos e valorizar a vivência que eles já têm, faz parte desse planejamento, para que o tempo de aula seja melhor aproveitado. Muitas vezes, o professor atribui ao aluno a dificuldade em aprender, mas o planejamento é uma ferramenta para avaliar se a inadequação do ensino não está no professor. 

Há diversos modelos de planejamento no contexto escolar²: 

  1. Plano da instituição: é um documento mais global que expressa as ligações entre o projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente dito;
  2. Plano da disciplina (em algumas escolas, chamado plano de unidades ou anual): é um documento elaborado para um ano ou semestre, dividido por unidades).
  3. Plano de aula: é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico.

O plano de aula é um detalhamento do plano da disciplina. O professor comprometido pensa/planeja a sua aula considerando os objetivos a serem alcançados, a melhor maneira para alcançar o objetivo (estratégia), o tempo necessário para trabalhar o conteúdo, os melhores recursos para apresentar o conteúdo, e como avaliar a aprendizagem dos alunos naquele momento. O plano deve ser sempre flexível, ele não engessa o trabalho do professor, ele orienta, conduz ao objetivo. O educador cristão tem uma questão a mais para observar em seu plano de aula: a integração bíblica. É o registro do princípio ou verdade de Deus que ele quer destacar, resgatar ou mesmo, corrigir em determinado conteúdo. Isso é importante, pois além de estar compartilhando conhecimento do Deus Criador  com os alunos, está pondo em prática a visão e a missão da escola cristã.

Como professores, esperamos que o nosso trabalho seja refletido no sucesso dos nossos alunos. E como cristãos, desejamos que Deus seja glorificado através do compromisso e organização que realizamos o nosso trabalho, afinal, almejamos fazer tudo com excelência.

Autora: Dilean Martins

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