Temos muito a aprender com a natureza, e as sequoias podem nos ensinar várias coisas sobre trabalho em equipe, principalmente que: O sucesso começa pela Raiz.
Assim como nas sequoias, o equilíbrio, a firmeza, a resistência, os resultados e a longevidade de uma equipe dependem daquilo que não é visível aos olhos, mas que está gravado no coração de cada pessoa: Identidade.
Assim como as sequoias precisam de suas raízes para tornarem-se tão espetaculares, uma equipe necessita de pessoas que compartilhem da mesma identidade para tornar-se extraordinária. Muito bem, mas o que compõe a raiz ou identidade de uma equipe? Visão de Futuro, Propósito e Valores comuns.
Se a trajetória da equipe fosse uma viagem, a Visão de Futuro seria o lugar aonde queremos chegar, o que queremos conquistar ou em que desejamos nos tornar ao final de um período determinado.
O Propósito seria a estrada que nos conduzirá a esse lugar, o jeito que faremos as coisas acontecerem, o legado e a marca que deixaremos ao longo desse caminho.
E os Valores seriam as muretas, as placas de aviso, as marcações e a sinalização que nos alertarão e protegerão das curvas escorregadias, dos atalhos perigosos, de um retorno proibido, e até mesmo que caiamos em algum abismo.
Quanto mais as pessoas têm clareza da identidade de sua equipe, maiores serão as chances delas caminharem em direção ao mesmo objetivo, pelo mesmo caminho, compartilhando dos mesmos valores; e assim como as sequoias, unidos pela raiz, multiplicarão suas forças, compartilharão talentos, conhecimento, ideias e cuidado, e juntos, conquistarão resultados extraordinários.
Mas lembre-se não existe nada que Deus não possa destruir ou derribar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário