2015/05/13

"Viver a vida aparte de Deus é fútil" ou "Um comentário sobre Eclesiastes 12.13"


"Viver a vida aparte de Deus é fútil" ou "Um comentário sobre Eclesiastes 12.13"

Por John MacArthur

O livro de Eclesiastes é muito mal compreendido. É um livro difícil de ler, simplesmente porque é difícil de entender. Tudo nele parece errado e como se não se encaixasse com o resto das Escrituras. Mas é parte da literatura de sabedoria do Antigo Testamento, porque é uma demonstração da sabedoria humana. Eclesiastes nos diz como o homem percebe seu mundo, de Deus e das realidades da vida. A maioria dos estudiosos acredita que Eclesiastes foi escrito por Salomão. Eles debatem se ele escreveu antes de ser um verdadeiro crente ou depois. Ele pode ter escrito isso em retrospectiva, ou ele pode ter escrito isso um dia antes de ele ter uma compreensão completa da verdade de mudança de vida de Deus.

Eclesiastes é um livro fascinante porque revela a insensatez, inutilidade, falta de sentido, e a frustração da sabedoria humana - o que Tiago chama de "terrena, natural e diabólica" (Tiago 3.15). Em Eclesiastes 1.16, Salomão diz para si mesmo: "Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém". Esse versículo mostra-me que quando Deus inicialmente deu a Salomão sabedoria, Ele deu a ele em um nível humano. Ele deu a Salomão sabedoria para tomar decisões e julgamentos de sucesso como rei. Mas, embora a sabedoria divina estivesse disponível para ele, eu acredito que Salomão optou pela sabedoria humana, a maior parte de sua vida. E que a sabedoria nunca foi capaz de responder às suas perguntas finais.

A soma de perspectiva de Salomão sobre a sabedoria humana está em Eclesiastes 4.2: "Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda. E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é." Isso é um desejo de morte e é o fim lógico da futilidade da sabedoria mundana.

Felizmente, Salomão acabou por abraçar a verdadeira sabedoria. No final do seu livro, ele disse: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." (12:13). O que então pode satisfazer o seu coração e fazer valer a pena viver a vida? A sabedoria de Deus.

Sugestões para Oração:
Peça a Deus para ajudá-lo a seguir seus caminhos para uma vida abençoada e plena.

Para Estudo Adicional:
Leia Provérbios 3.13-26 , observando como os benefícios da verdadeira sabedoria está em contraste com o que Salomão experimentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário