Projeto242Japão Sem fins lucrativos objetivo divulgar a palavra do nosso Senhor Jesus Cristo.
2015/05/24
RESILIÊNCIA: BENÇÃO OU MALDIÇÃO?
Algum tempo atrás ouvi um pregador falar sobre resiliência (do latim resiliens: é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum), achei uma pregação interessante e até concordei com alguns pontos abordados por aquele irmão, por exemplo: a perseverança, uma das características do resiliente, é que ele persevera e é claro que, se queremos ser vencedores, precisamos perseverar diante das dificuldades, precisamos saber enfrentar a pressão e tudo o mais.
O problema foi que, ao ouvir aquele irmão, meu espírito se abateu e se existe algo que já aprendi, foi confiar mais no meu espírito do que na minha mente. Após aquela palavra fui orar e o que o Espírito Santo falou comigo foi que ele abomina a resiliência do homem, pois a resiliência como conceito mundano aponta simplesmente para a força do homem.
Deus não precisa de homens resilientes, Deus precisa de homens quebrantados, na verdade o nosso Deus não precisa de nada. Ele é Deus, Ele é Senhor, Ele é autossuficiente.
Qual caminho seguiremos? Ou vamos optar pela árvore da vida, ter Cristo no centro e andar em completa dependência, ou vamos optar pela árvore do conhecimento do bem e do mal, ter o homem no centro e andar em independência.
A grande questão que se levanta então não é se precisamos perseverar ou suportar a pressão, mas com qual força faremos isso. Pode parecer um detalhe e, às vezes, olhando exteriormente o é, mas, para Deus, a resposta a esta pergunta faz toda a diferença.
Vamos observar alguns princípios da palavra de Deus sobre este tema.
1 Fomos salvos na força do Senhor
1) Rm.10:3-11
A lei aponta para o homem, para o homem tentando merecer ir para o céu, para o homem tentando construir um caminho até Deus.
Mas Cristo veio para matar a nossa força, pendurando-a no madeiro, para que a nossa confiança esteja exclusivamente nele.
A grande questão é que tudo na vida cristã precisa ser pela fé, não somente a salvação, não podemos retroceder deste caminho. (Hb.10:35-39)
Fé tem a ver com confiança. Somente nosso Senhor é digno de toda a nossa confiança. Precisamos confiar na força do Senhor e não em nossa força.
2 Quando Deus nos chama, Ele é a nossa capacitação
Ex.3:1-14
Moisés já nasceu debaixo deste chamado, seu nome era libertador, ele, com certeza, sentia dentro de seu coração este encargo, foi criado pela filha de faraó, no palácio, com certeza teve a melhor educação, o melhor preparo, tinha todo recurso a sua disposição e, por ser muito forte, começou no braço da carne, literalmente, matando um egípcio. Mas, depois de anos e anos de tratamento para aprender a não confiar na sua força, Deus vem se encontrar com Moisés, finalmente ele estava pronto, estava fraco.
Então, quando Deus chamou Moisés para realizar uma tarefa colossal, a primeira coisa que Ele deixou claro foi que ele não iria precisar da força de Moisés. O Senhor mostrou isto a ele quando deu a ele a visão da sarça que estava no meio do fogo, mas não se consumia.
Você sabe que, para o fogo continuar aceso, ele precisa ser alimentado, ele precisa de combustível, ele precisa queimar algo, mas aquele fogo era diferente, era o fogo de Deus, ele não depende de nada exterior, ele é autossuficiente.
Moisés não entende o principio da visão e fala para Deus quem era ele para poder realizar aquela tarefa, então Deus é mais claro com Moisés e diz: Eu serei contigo, o EU SOU vai estar com você.
Que nome tremendo. EU SOU....Eu sou o que... eu sou qualquer coisa que você precise...
Você já teve revelação que o grande EU SOU está com você todos os dias de sua vida...
3 Ser usado por Deus é ser usado para expressar a sua força e não a nossa
1Sm.17:37-46
A armadura de Saul aponta para a força do homem, este é o problema de muitos. Eles até respondem a Deus, mas entram na peleja com a arma errada, confiando em si mesmos, confiados em estratégias humanas, em técnicas de liderança, em talentos ou aptidões naturais, o diabo não respeita nada disso, por isso as nossas armas precisam ser poderosas em Deus.
Davi não tinha nenhuma confiança em si mesmo, mas ele entendeu um princípio chave e por isso foi chamado de homem segundo o coração de Deus. Ele andava na força do Senhor.
Davi tinha grande temor de Deus, Davi respeitava a força do Senhor e dependia completamente dela.
Este foi o grande segredo de Davi, por isso, apesar de ser adúltero e assassino, foi chamado de homem segundo o coração de Deus, pois confiava na força do Senhor.
(Sl.63:1-8)
4 Apenas a força do Senhor glorifica o nome do Senhor
2) 1Co.1:26-31
O apóstolo Paulo foi alguém que glorificou o nome do Senhor, na verdade foi, segundo ele próprio, aquele dos apóstolos que mais trabalhou para o Senhor, de quem vinha tanta disposição para o trabalho, tanta força para suportar perseguição e dificuldades...
2Co.12:7-10
O segredo de Paulo foi que ele aprendeu rápido a ser fraco. Bastou cair do cavalo uma vez para levantar outro homem e reconhecer o senhorio de Cristo sobre a sua vida, mas muitos passam a vida caindo do cavalo sem mudar de vida, talvez o problema destes seja seu alto grau de resiliência, podem ser expostos a todo tipo de pressão que sempre voltam ao estado original, nunca mudam.
Os fortes conseguem suportar um casamento ruim muitos e muitos anos, os fortes conseguem suportar a esterilidade espiritual por muitos e muitos anos, os fortes conseguem passar necessidade por muitos e muitos anos. Mas os fracos não conseguem suportar nada disso muito tempo, eles correm para Deus e, assim como Ana, gritam: Dá-me filhos, senão morrerei.
Deus não divide sua glória com ninguém, aqueles que tentam roubar a glória de Deus logo aprendem essa dura lição. Paulo, apesar de para alguns parecer um tanto quanto arrogante, somente se gloriava na cruz de Cristo. (1Co.15:10) (Gl.6:14)
Na verdade, a Bíblia diz duas coisas muito importantes, a primeira é que não podemos fazer NADA sem o Senhor (Jo.15:4-5), a segunda é que tudo que fazemos deve ser para a glória de Deus. (1Co.10:31) Podemos concluir que devemos fazer todas as coisas em nossa vida na força do Senhor e, assim, Ele receberá toda a glória!
5 Na força do Senhor o trabalho é nosso maior alimento
Jo.4:30-34
Uma das maiores falácias do diabo é que a obra de Deus suga nossas energias. Isso não é verdade. A questão é que a obra de Deus precisa ser feita na força de Deus e não na nossa. Somos a sarça no meio do fogo de Deus, ele não nos consome, pois não fazemos na nossa força.
Se a obra de Deus tem deixado você estressado, se a obra de Deus esta deixando você esgotado, este é um grande sinal amarelo para você, é a prova de que você esta servindo a Deus no braço da carne, pare enquanto é tempo.
Mas a obra de Deus feita na força do Senhor vai nos alimentar, pois quanto mais nos envolvermos na obra, mais condicionados espiritualmente ficaremos. É como alguém que começa a fazer academia, quanto mais ele se exercitar, melhor ele vai se sentir e mais preparado vai ficar.
Um atleta sabe que o dia da prova vai chegar e por isso ele precisa treinar. Assim um líder de célula, por exemplo, precisa se alimentar para ter o que dar para comer aos seus discípulos. Isto é alimento e segurança para eles.
Já reparou como geralmente toda pessoa que retrocede na casa de Deus fica debilitada espiritualmente e geralmente acaba caindo muitos degraus abaixo na sua vida espiritual? É como um atleta que para repentinamente de se exercitar, seus músculos atrofiam e atrofiam rápido.
Se você quer ter saúde espiritual, a melhor maneira para isso acontecer é você se matricular na academia de Deus e fazer parte da Igreja de vencedores onde cada crente é um ministro.
6 Somente seremos recompensados por aquilo que tivermos feito na força do Senhor
1Co.3:10-15
Como bons vencedores, queremos completar a carreira e receber o galardão. Mas, como a palavra nos orienta, precisamos ter cuidado para não nos enganar.
Não basta fazer coisas para Deus, não basta servir somente a Deus, uma questão chave para Deus é com qual força você está fazendo isso. Madeira, palha e feno apontam para o homem, são materiais que o homem pode produzir. Muitos têm construído uma casa para Deus, mas com base naquilo que é humano, com base na sua força, na sua capacidade, na sua resiliência pessoal. Infelizmente o fogo de Deus vai queimar tudo que é humano.
Ouro, prata e pedras preciosas apontam para Deus, são materiais que o homem não pode produzir, ele somente pode encontrar e, para isso, ele precisa escavar, ele precisa ir a lugares profundos...então seremos como a sarça na visão de Moisés, o fogo virá e nossa obra não será consumida.
A única coisa que o fogo não consome realmente é o próprio fogo, é aquilo que tem a mesma natureza. A obra que edificamos, a Igreja, precisa ser corpo de Cristo, feita com a mesma natureza e com a mesma força do soberano criador. Porque dele, por ele e para ele, são todas as coisas.
7Ao buscar a força do Senhor nos tornamos um só com ele
Mt.7:20-27
Estas pessoas fluíram nos dons, demonstraram o poder, mas o Senhor disse que elas praticaram a iniquidade, creio que porque o poder se tornou um fim em si mesmo e não uma consequência natural da intimidade.
A mesma coisa pode acontecer com os frutos, com os filhos espirituais, com a própria obra de Deus, ela não é um fim em si mesma. É a consequência automática da intimidade genuína.
Deus tem um grande desejo de se relacionar conosco, de ter intimidade conosco, mas quando nossa vida de oração se resume em uma obrigação, ou em uma busca desenfreada pelo poder, pela unção, uma unção sem propósito, uma unção que não dá glória a Deus, uma unção que se torna um fim em si mesma, isto desagrada o Senhor.
Pois o desejo de Deus é que possamos amá-lo acima de todas as coisas, até mesmo acima de seu poder, o desejo de Deus é nos conhecer e se fazer conhecido a tal ponto que sejamos um.
O conhecer desta passagem no original é GINOSKO, a mesma palavra usada para uma relação sexual entre marido e mulher. É neste nível de intimidade que o Senhor quer nos conhecer. Que neste processo possamos diminuir para que Ele possa crescer e o que a sua palavra diz, possa se cumprir em nós. Aquele que se une ao Senhor é um só espírito com Ele!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário