2015/05/03

Deus vai ao teu encontro o deserto!


image

Deus vai ao teu encontro no deserto

O eunuco etíope  atos 8.26

26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. 27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, 28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. 

29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. 30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

Eis que um etíope, eunuco, oficial de alta hierarquia da rainha etíope Candace, foi adorar em Jerusalém.
Um eunuco era um homem privado de sua masculinidade. Na maior parte do tempo se dedicava a cuidar do harém do Rei, o que traduzia em um trabalho humilhante para um homem. Mas, no texto, este eunuco é apresentado como o principal administrador dos tesouros do reino de Candace. Ou seja, ele conseguiu atingir o ápice de sua carreira profissional. Embora fosse bem sucedido e respeitado, tinha um coração quebrantado, era humilde de espírito e tinha sede de conhecer a Deus.

Nem a prosperidade financeira, nem as regalias inerentes a sua posição foram capazes de preencher o vazio de seu coração.  Certamente sentia tristeza e solidão, pois como eunuco não teria  descendentes, filhos, netos. Sem geração  não teria nem mesmo para quem deixar seus bens.

 Apesar do alto cargo que ocupava,  era excluído por sua condição de eunuco, aos  eunucos não era permitido na lei de Moisés entrar no recinto do templo ( levidico 21:21-23) (Deuteronômio 23:1) mas em Isaías 56:3-8 há uma profecia favorável a eunucos e estrangeiros como ele. Ele certamente não era um homem orgulhoso, pois mesmo tendo um alto cargo não se incomodava de adorar a Deus na parte externa do templo.

Eunuco e escravo,  um gentio convertido ao judaísmo. Havia muitos nessa condição em Jerusalém.

Muitos gentios do primeiro século haviam se cansado de seus padrões morais e buscavam no judaismo a verdade, eles se convertiam ao judaismo e seguiam as leis de moises incluindo a circuncisão e batismo, a esses convertidos se chamavam de prosélitos, provavelmente esse eunuco era um prosélito.

Deus em seu infinito e incondicional amor, enviou Filipe ao encontro deste homem. Isso nos mostra que é impossível  buscar a face de Deus e não encontrá-la, mesmo quando nos encontramos no deserto. De acordo com o dicionário deserto é um lugar despovoado, é lugar de solidão, mas Deus não nos abandona no deserto, ao contrário, é lá que ouvimos Deus falar, porque no deserto não há distrações, é lá que Deus vai operar a transformação na sua vida.

Este homem possuía  três características que o tornava um homem discriminado diante da sociedade, era eunuco, etíope e escravo. Mas Deus vê o interior do homem e em seu interior Deus viu quatro características das quais se agradou:

1) Ele tinha um  coração aberto para Deus, um coração acessível:  Era aberto a aprender a palavra, buscava aprender as escrituras, era temente a Deus.

2) Tinha um coração adorador:
Não media distância nem esforços para ir adorar no templo. Atravessou uma grande distância para adorar, teve o trabalho de deixar Gaza, subir à Jerusalém para participar, ouvir, ver, tentar entender.

3)  Desejava aprender as escrituras:
Tinha uma enorme vontade de entender as escrituras, a ponto de rogar a Filipe a quem nem conhecia para ensiná-lo.  A palavra rogar de acordo com o dicionário significa suplicar, insistir, pedir com insistência. Esse homem tinha sede de aprender sobre Deus.

4) Era humilde:
 Assim que ouviu os ensinamentos de Filipe se propôs imediatamente se batizar, alí mesmo, em qualquer lugar que tivesse água, mesmo sendo um homem cercado de regalias e luxo, não exigiu nada, somente se submeteu.

Não temas o deserto! Deus enviará alguém para cuidar de ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário