Qual o valor de uma lágrima derramada diante do Senhor?
“Há um sorriso banhando de lágrimas no rosto de quem confia em Deus mesmo mergulhado em circunstâncias difíceis.”
Pois bem. A vida é assim. As vezes nos faz chorar. Seja choro de alegria ou tristeza. Seja choro com a chegada de um bebê ou a partida de um ente querido. Seja de amor ou dor. Seja de saudade ou pesar. Seja com a demonstração de carinho de um amigo ou uma traição. Seja por uma surpresa ou uma decepção. Choramos na vitória e também na derrota. Choramos com um filme de amor, choramos com uma cena de terror. Choramos com uma palavra de incentivo e também com uma palavra ríspida de ofensa. Choramos por gratidão e choramos por ingratidão.
Dizem que chorar é bom, lava a alma. De fato, após o choro, temos uma sensação de leveza. Você também se sente assim? Parece que junto com as lágrimas tiramos aquele nó que aperta nossa garganta e sufoca o nosso coração. Eu, particularmente, me sinto renovada após derramar algumas lágrimas. E confesso que esse renovo vem, principalmente, quando eu choro diante de Deus em oração.
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” Mateus 5:4
Eu não costumava me sentir muito bem depois de chorar, a menos que o choro fosse de alegria. Na verdade, não me sentia à vontade para chorar. Creio que eu não era a única a agir assim. A sensação que eu tinha é que o choro era a manifestação de um coração murmurador, insatisfeito e fraco. Com essa mentalidade eu passei a segurar o choro quantas vezes fosse necessário, só chorava se fosse pela emoção de uma alegria ou quando realmente fosse inevitável segurar.
Por mais difícil que fosse a situação que eu enfrentava, pensava que chorar decepcionaria o coração de Deus. Eu pensava que o choro era um sinal de desespero e assim eu estaria demonstrando que não confiava nos planos e no agir de Deus mesmo diante das adversidades. Contudo, tenho aprendido que o choro não é sinal de fraqueza, nem de murmuração, muito menos desespero. O choro é simplesmente uma manifestação daquilo que se passa em nosso coração e para o nosso DEUS que se preocupa conosco, cada lágrima é especial e muito valiosa.
Outra coisa que muitas vezes ignoramos em relação ao choro, mas que deveria ser gravado em nossa mente e coração, é que o choro é pedagógico: Aprendemos mais nos momentos de dor do que nos eventos festivos. Aprendemos mais com as labutas que com as férias.Aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário