Introdução: Interessante Pedro terminar essa carta com conselhos à liderança. Dá-nos a entender que os líderes têm de fato grande importância e responsabilidade na tarefa de pastorear as ovelhas do rebanho de Deus.
v.1 – Pedro roga (rogar é um pedido mais forte, incisivo)
- aos presbíteros (presbíteros, no plural, indica que na igreja cristã não deve haver somente um líder, pois a pluralidade é mais benéfica).
- Eu, Presbítero como eles – Pedro, além de apóstolo (cf. 1.1), colocava-se na mesma posição dos demais líderes das igrejas para as quais escreve.
- Testemunha e coparticipante da glória de Cristo a ser revelada, Pedro, com essas palavras, estimula àqueles irmãos a prosseguirem firmes na condução das igrejas mesmo diante dos sofrimentos, pois eles têm como certa a futura glorificação com Cristo.
v.2 – pastoreai – presbítero (ancião, não necessariamente na idade, mas essencialmente na experiência com Deus) também é pastor e bispo (supervisor). O pastor é aquele que deve alimentar o rebanho, ou seja, no caso aqui, o alimento é o ensino da palavra, entre outras características, conforme 1Tm 3.2-7
- Não por constrangimento, mas espontaneamente: Ninguém deve ser obrigado a exercer qualquer função no corpo de Cristo que não queira. Agora, a partir do momento que aceita a incumbência, não deve ser negligente, nem preguiçoso.
- Nem por sórdida ganância: Outro perigo que ronda quem quer que seja a servir como líder na igreja de Cristo é o dinheiro. Apesar das Escrituras ensinarem que os pastores devem ser bem remunerados, ensina também que a vocação não deve ser motivada por outra coisa qualquer, senão pelo amor a Deus e à sua Igreja. (1Tm 5.17,18 ; 1Co. 9.7-14).
v.3 – Nem como dominadores: dominador aqui significa manipular ou intimidar os seus liderados. Ao invés disso, a liderança deve ser espiritual e baseada no exemplo.
v.4 – Supremo pastor se manifestar – O supremo pastor é CRISTO. (Hb. 13.20-21) Essa manifestação se dará quando da sua volta, então haverá o julgamento de todos, inclusive dos líderes. Imarcescível – a palavra grega é o nome de uma flor e neste contexto aqui significa que não murcha, não se acaba. Coroa de glória – é a glória eterna. No NT as coroas eram dadas como símbolo de vitória. Todo cristão tem a promessa de receber uma coroa de glória.
De vida ( Tg. 1.12), de justiça (2Tm. 4.8) e de alegria, gozo (1Ts. 219)
Conclusão: Toda igreja deve ser liderada por homens honestos e piedosos. Também devem buscar servir a igreja da melhor maneira. O sofrimento que o mundo impõe sobre o cristão deve ser amenizado pelo trabalho e amor dos pastores que Deus mesmo escolheu para essa importante tarefa. Os líderes que assim agem serão, certamente, mais respeitados e consequentemente seguidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário